LOCAL: GALERIA INCAP - Av. Transcontinental, 951 -Segundo andar, Bairro Centro, Ji-Paraná - RO, 76900-091
CRONOGRAMA D0 TREINAMENTO
DIA: 19/08/2024 DAS 13:30 HS AS 17:30 HS |
COFFE BREAK DAS 15:45 ÀS 16:00 HS |
DIA: 20/08/2024 DAS 8:00 HS AS 17:00 HS |
COFFE BREAK DAS 10:00 ÀS 10:15 HS ALMOÇO DAS 12:00 ÀS 13:00 HS COFFE BREAK DAS 15:45 ÀS 16:00 HS |
DIA: 21/08/2024 DAS 8:00 HS AS 12:00 HS |
COFFE BREAK DAS 10:00 ÀS 10:15 HS ENCERRAMENTO COM ALMOÇO DAS 12:00 ÀS 13:00 HS |
INCLUSO NA PROPOSTA: Kit com Pasta, apostila, caneta e certificado com participação de 75% nas aulas
CORTESIA: 02 Almoço, 04 Coffe Break, Garrafa de água
OBJETIVO:
A integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) nos processos de licitação e contratação representa um passo significativo para a modernização e aprimoramento das práticas de gestão pública, com essa visão e objetivo de capacitar os servidores em geral desde secretários, diretores e demais servidores que de certa forma vão fazer parte dos processos de obras e serviços de engenharia até chegar na parte de licitação para execução, sabemos que é extremamente complexa, exigindo dos profissionais envolvidos conhecimento técnico e de legislação, além das orientações dos Tribunais de Contas e dos atos e regulamentos já editados.
PÚBLICO – ALVO:
Responsáveis pela fase interna da licitação e/ou pela elaboração de instrumentos convocatórios, integrantes de setores de licitação de obras e serviços de engenharia, membros de comissões de licitação, comissões de contratação, pregoeiros, integrantes de equipes de apoio e agentes de licitação, assessores jurídicos, Gestor, Secretários municipal, Diretores de departamentos, vereadores, Controladores, Assessor jurídico, procuradores e advogados, profissionais atuantes, direta ou indiretamente, em licitações de obras e serviços de engenharia, todo agente público envolvido, direta ou indiretamente, em processos de contratação pela Administração Pública em geral, todo e qualquer profissional que atue, direta ou indiretamente, com o tema.
PROGRAMA DO TREINAMENTO:
1. CONTEXTO INTRODUTÓRIO 1.1. Visão geral da Nova lei de Licitações e Contratos 1.2. Os princípios legais na NLLC 1.3. Os objetivos das licitações na NLLC 1.4. Principais falhas observadas nas condições de habilitação em obras públicas – na visão dos Tribunais de Contas 2. FASE PREPARATÓRIA DAS CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 2.1. Documento Formalizador da Demanda – DFD 2.2. Plano Anual de Contratações 2.3. Equipe de Planejamento da Contratação 2.4. Obras ou Serviços de Engenharia 2.5. Obra comum ou especial? 2.6. Serviços de Engenharia comum ou especial? 2.7. Meios: 2.7.1. Licitação: Diálogo Competitivo, Concorrência, Pregão, Concurso? 2.7.2. Registro de Preços? Procedimento de Manifestação de Interesse? E o Credenciamento? 2.7.3. Contratação direta – dispensas e inexigibilidades. 2.7.4. Tipos de empreitada 2.7.4.1. Empreitada por preço unitário 2.7.4.2. Empreitada por preço global 2.7.4.3. Tarefa 2.7.4.4. Empreitada integral 2.7.4.5. Contratação integrada 2.7.4.6. Contratação Semi-integrada 2.7.5. Fornecimento e prestação de serviço associado 2.8. Estudo Técnico Preliminar – ETP 2.9. Preço ou Técnica? Ou Técnica e Preços? 2.10. Sustentabilidade e Acessibilidade 2.11. Requisitos Técnicos e Operacionais 2.12. Levantamento de Mercado 2.13. Garantias e Seguros 2.14. Termo de referência e as informações de seleção do fornecedor 2.15. Qualificações? Técnicas e Operacionais 2.16. Econômicas-financeiras 2.17. Modelo de Gestão 2.18. Descrição da solução |
2.19. Critérios de medição e pagamentos 2.20. Anteprojeto (Quando?) 2.21. Projeto Básico e a área técnica 2.22. Noções de orçamentação: 2.22.1. Custo Direto x Custos indiretos x Despesas indiretas 2.22.2. Formação de preços 2.22.3. Decreto Federal 7.983/2013 2.22.4. Composições de custo unitário 2.22.5. BDI na nova Lei de Licitações e Contratos 2.22.6. Curva ABC 2.23. Avaliação de riscos nas licitações de obras e serviços de engenharia – obrigatória? 2.24. Edital: 2.24.1. Vistoria 2.24.1.1. Inexequibilidade: nova forma de cálculo 2.24.1.2. Aplicabilidade da jurisprudência para ateste de inexequibilidade 2.25. Modos aberto, fechado – qual reflexo na boa seleção? 2.26. O julgamento da proposta: planilhas preços unitário ou global? 2.27. Exigência do cronograma físico-financeiro 2.28. Orçamento sigiloso? 3. SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREDIAL 3.1. Modelagens possíveis 3.2. Construção do plano de manutenção predial preventiva e corretiva 3.3. O dilema entre a priorização de novos investimentos e a necessidade de manter os ativos existentes 3.4. Quantificação e precificação dos serviços. 4. PRÁTICA NA ELABORAÇÃO DOS ARTEFATOS DE PLANEJAMENTO (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL) 4.1. Os chatsboots disponíveis no mercado; 4.2. Os cuidados ao utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial; 4.3. Prática de IA – Documento Formalizador da Demanda – DFD; 4.4. Prática de IA – Estudo Técnico Preliminar; 4.5. Prática de IA – Termo de Referência; e 4.6. Prática de IA – Mapa de Riscos |
INSTRUTOR: JARBAS RENÊ GONÇALVES Analista Judiciário da área de Contabilidade. Chefe da Unidade de Conformidade de Contratações e atuação na Governança de Contratações do Tribunal Regional do Trabalho. Pregoeiro e membro da Comissão de Contratações do TRT. Bacharel em Contabilidade. Graduando em Direito. Pós-graduado em Logística. Governança de Contratações. Planejamento das Contratações Públicas. Modelagens de Seleção de Fornecedores e de Contratos. Gestão de Riscos nas Contratações. Fiscalização e Gestão de Contratações. Aplicação de Sanções. Conheça um pouco do trabalho do Instrutor: https://www.instagram.com/licitacon_emdia/ e material sobre obras e serviços de engenharia disponibilizado: https://www.instagram.com/p/CzL4n4Pr2H3/?igsh=bWFueXdhMnJpMGhr
PAGAMENTO MEDIANTE: Transferência Bancária para Agência 1824 Conta Corrente nº 4020-4 – Caixa Econômica Federal em nome de R R PEREIRA CAPACITACAO PROFISSIONAL-ME
DADOS PARA O EMPENHO: R R PEREIRA CAPACITACAO PROFISSIONAL-ME, Localizado na Rua Antônio Oliveira Meronho, 217 – Bairro São Bernardo – Ji-Paraná/RO – CEP 76.907-364 – Portador do CNPJ: 08.571.023/0001-68
METODOLOGIA DO TREINAMENTO: Presencial com exposição teórica interativa com recursos dinâmicos e atividades práticas.
INVESTIMENTO: Pagamento até o encerramento do treinamento
01 Inscrição R$ 1.650,00
02 Inscrição por Município R$ 1.550,00 cada
03 Inscrição por município R$ 1.450,00 cada
05 Inscrição por Município R$ 1.350,00 cada
A inscrição deverá ser feita com antecedência mínima de 02 dias pelo site: www.grupoincap.com.br , para Confirmação da inscrição favor enviar o empenho por E-mail: incap2010@hotmail.com ou pelo Fone/Watts 0xx69- 99936-4985 – 99907-7696.
IMPORTANTE: A justificativa legal para contratação dos treinamentos e aperfeiçoamento de pessoal pode ser verificada no Art. 74, inciso III, alínea "f", Lei 14.133/21, (ESTATAIS art. 30, inciso II, alínea "f", da Lei 13.303/2016), por se tratar de serviços técnicos especializados e pela notória especialização da empresa e do professor indicado para ministrar o curso, conforme currículo e atestados de experiências anteriores.