TREINAMENTO: PLANO PLURIANUAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA – UM GUIA PRÁTICO PARA O PLANEJAMENTO EFICAZ

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LOCAL:  LA BARCA HOTEL - RUA GENERAL OSÓRIO Nº  1100 - CENTRO CÁCERES - MT - FONE: (65) 3223-5047

 

    CRONOGRAMA D0 TREINAMENTO 12 HORAS/AULA

DIA: 20/03/2025 DAS 8H ÀS 11h

Dia:  20/03/2025 DAS 14H ÀS 17H

DIA: 21/03/2025 DAS 8H ÀS 11H

DIA: 21/03/2024 DAS 14H ÀS 17H

COFFE BREAK DAS 9H45 ÀS 10H

COFFE BREAK DAS 15H30 ÀS  15H45

COFFE BREAK DAS 9H45 ÀS 10H

COFFE BREAK DAS 15H30 ÀS  15H45

 

INCLUSO NA PROPOSTA:  Apostila em PDF, Caneta e bloco de rascunho, certificado com participação de 75%  nas aulas CORTESIA:  04 Coffe Break, Garrafa de água.

 

OBJETIVO:

O objetivo do curso de Elaboração do PPA Municipal (Plano Plurianual) é capacitar os participantes para entender e aplicar os conceitos, processos e ferramentas necessários para elaborar o PPA de um município.  O PPA é um instrumento de planejamento estratégico que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, alinhando os investimentos com as necessidades da população e as prioridades do governo. Com isso, ao final do curso, os participantes estarão aptos a colaborar com a formulação e execução de um PPA municipal eficiente, que atenda às necessidades da comunidade de forma estratégica e responsável.

 

PÚBLICO – ALVO:

Servidores, agentes políticos, tias como como públicos Municipais que atuam na elaboração e gestão do plano plurianual (PPA) municipal., Secretários Municipais, Agentes Políticos do Legislativo Municipal, Controladores Internos, Vereador, Gestor, Secretário, Diretor Assessores Legislativos, Contadores Públicos,  público em geral e específico das áreas de Administração, Finanças e Planejamento para atuação frente à legislação que regula a elaboração, o acompanhamento e o monitoramento dos Instrumentos de Planejamento – PPA, LDO e LOA. demais agentes públicos que atuem nas Secretarias das Câmaras;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.            INTRODUÇÃO AO PLANO PLURIANUAL: Conceito de PPA, Definição e objetivos do PPA e Importância do PPA na gestão pública

1.2          CONTEXTO LEGAL E NORMATIVO: Base legal do PPA, Normas e diretrizes do PPA

1.3          RELAÇÃO DO PPA COM OUTROS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO:  PPA, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual), Integração com planos setoriais e regionais

2.            ELABORAÇÃO DO PPA: Etapas da Elaboração, Diagnóstico da situação atual, Definição de prioridades e metas, Formulação de programas e ações

2.1.        PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Mecanismos de participação da sociedade, Audiências públicas e consultas populares;

2.2.        DOCUMENTAÇÃO E ANEXOS: Estrutura do documento do PPA, Anexos obrigatórios e complementares

3.    EXECUÇÃO DO PPA: Gestão do PPA, Estrutura organizacional para a execução, Alocação de recursos e orçamento

3.1.        MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: Indicadores de desempenho, Ferramentas de monitoramento, Avaliação de resultados e impactos

4.            DESAFIOS E OPORTUNIDADES: Desafios na Implementação do PPA,  Dificuldades enfrentadas na execução, Problemas de articulação entre diferentes níveis de governo,

4.1.        OPORTUNIDADES DE MELHORIA: Inovações no planejamento e gestão pública e Exemplos de boas práticas

5.            ESTUDOS DE CASO: Análise de PPAs de Diferentes Entidades, Estudo de casos de municípios, estados e União, Comparação de resultados e metodologias,

5.1.         APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FINAIS: Desenvolvimento de um projeto de PPA fictício e Apresentação e discussão em grupo

 

INSTRUTORA: LETICIA GRAZIELLA T. NUNES

Administradora desde 1996, professora, palestrante, especialista em Auditoria, Controladoria e Finanças, Mestre em Ambiente e Sistema e Produção - PPGASP - UNEMAT. Concursada da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, fiscal tributária, Cargos ocupados: Assessora de Gestão e Orçamento, Controladora Geral Municipal, Secretária Municipal de Fazenda, Secretária Municipal de Planejamento. Possui experiência em planejamento governamental, PPA, LDO e LOA e área de Ciência Política.

 compondo o corpo docente do Grupo Incap treinamentos.

 

INVESTIMENTO:   PAGAMENTO ATÉ O FINAL DO TREINAMENTO

01 Inscrição R$ 1.650,00

02 Inscrição por Município R$ 1.550,00 cada  

03 Inscrição por município R$ 1.450,00 cada

05 Inscrição por Município R$  1.350,00 cada

 

PAGAMENTO MEDIANTE: Transferência Bancária para Agência 0951-2 Conta Corrente nº 71116-0 – Banco do Brasil S/A em nome de R P DE SOUZA CURSOS-ME, ou Pix: 28.303.312/0001-93, favor enviar o comprovante de pagamento pelo whatsapp: 66- 69 99936-4985, 99907-7696.

 

EMPRESA

DADOS PARA O EMPENHO: R P DE SOUZA CURSOS-ME, Localizado na Rua Antônio Oliveira Meronho, 217- Sala A – Bairro São Bernardo – Ji-Paraná/RO – CEP 76.907-364 – Portador do CNPJ: 28.303.312/0001-93

 

METODOLOGIA DO TREINAMENTO: Presencial com exposição teórica interativa com recursos dinâmicos e atividades práticas.

 

A inscrição deverá ser feita com antecedência mínima de 02 dias pelo site: www.grupoincap.com.br , para Confirmação da inscrição favor enviar o empenho  por E-mail: incap2010@hotmail.com ou pelo Fone/Watts (65) 99923-8062 ou (69) 99936-4985 – 99907-7696

 

IMPORTANTE:  A justificativa legal para contratação dos treinamentos e aperfeiçoamento de pessoal pode ser verificada no Art. 74, inciso III, alínea "f", Lei 14.133/21, (ESTATAIS art. 30, inciso II, alínea "f", da Lei 13.303/2016), por se tratar de serviços técnicos especializados e pela notória especialização da empresa e do professor indicado para ministrar o curso, conforme currículo e atestados de experiências anteriores.