TREINAMENTO: PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL MUNICIPAL - ESTRUTURANDO O PPA 2026 A 2029 E A LDO 2026

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LOCAL:  GALERIA INCAP - Av. Transcontinental, 951 -Segundo andar, Bairro Centro, Ji-Paraná - RO, 76900-091

CRONOGRAMA D0 TREINAMENTO 16 HORAS/AULA

DIA: 22/04/2025 DAS 13H30 ÀS 17h30

DIA:  23/04/2025 DAS 8H ÀS 12H

DIA: 23/04/2025 DAS 13H30 ÀS 17H30

DIA: 24/04/2024 DAS 8H ÀS 12H

COFFE BREAK DAS 15H ÀS 15H15

COFFE BREAK DAS 10H ÀS 10H15

COFFE BREAK DAS 15H ÀS 15H15

COFFE BREAK DAS 10H ÀS 10H15

ALMOÇO

DAS 12H ÀS 13H

 

INCLUSO NA PROPOSTA: Apostila em PDF, Caneta e bloco de rascunho, certificado com participação de 75%  nas aulas -  CORTESIA:  02 Almoço, 04 Coffe Break, 01 Garrafa Térmica para água.

OBJETIVO:

Disseminar o conhecimento acerca dos Fundamentos da Gestão de Recursos Públicos e as Práticas de planejamento e finanças, abordando o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF), Receita e Despesa Pública, os Resultados Fiscais e os sistemas de execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

PÚBLICO – ALVO:

Servidores, agentes políticos, tias como como públicos Municipais que atuam na elaboração e gestão do plano plurianual (PPA) municipal., Secretários Municipais, Agentes Políticos do Legislativo Municipal, Controladores Internos, Vereador, Gestor, Secretário, Diretor Assessores Legislativos, Contadores Públicos,  público em geral e específico das áreas de Administração, Finanças e Planejamento para atuação frente à legislação que regula a elaboração, o acompanhamento e o monitoramento dos Instrumentos de Planejamento – PPA, LDO e LOA. demais agentes públicos que atuem nas Secretarias das Câmaras

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.       INTRODUÇÃO AO PLANO PLURIANUAL (PPA): Conceitos e fundamentos do PPA, Base legal Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal e normas complementares e Relação entre PPA, LDO e LOA e Planejamento integrado.

2.       PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PPA 2026-2029: Plano de Governo do Gestor, Políticas públicas setoriais, Diagnóstico inicial, Análise do cenário econômico, social e administrativo do município e Identificação de prioridades e oportunidades.

3.       ESTRUTURA E COMPONENTES DO PPA: Programas, ações e metas e como estruturar o conteúdo do PPA, indicadores de desempenho a importância e metodologias de construção, priorização de políticas públicas, Enfoque em eficiência e efetividade, Planejamento intersetorial e integração entre áreas da administração.

4.       CICLO DE ELABORAÇÃO DO PPA 2026-2029: Etapas da construção participativa, Envolvimento da sociedade, Projeções econômicas e financeiras: Compatibilização com recursos disponíveis, Elaboração dos Programas de Governo, Participação popular no planejamento: estratégias para audiências públicas e consultas e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

5.       A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO): Elaboração e apresentação no Legislativo, Estrutura, Mensagem e Projeto de Lei e as metas e prioridades, Orientações básicas para elaboração e execução da LOA, Equilíbrio entre receitas e despesas, Critérios e forma de limitação de empenho, reserva de contingência, política de Pessoal, transferência de recursos, alterações na Legislação Tributária, transparência, estrutura, mensagem e Projeto de Lei e orientações básicas para elaboração e execução da LOA.

6.       ANEXO DE METAS FISCAIS: Metas Anuais, avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior, metas fiscais atuais x fixadas nos três exercícios anteriores, evolução do patrimônio líquido, origem e aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, avaliação financeira e atuarial do regime próprio de previdência dos servidores, estimativa e compensação da renúncia de receita e margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

7.       O ANEXO DE RISCOS FISCAIS: Riscos fiscais, contingência passiva, obrigações fiscais e conteúdo e objetivo do demonstrativo.

8.       EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DO PPA E LDO: Plano de execução: cronogramas e gestão de recursos, monitoramento e avaliação contínua, indicadores e ferramentas tecnológicas, ajustes ao PPA e LDO durante o ciclo de vigência, revisões e adaptações e Relatórios de gestão e transparência: prestação de contas ao legislativo e à sociedade.

9.       PROCESSO LEGISLATIVO: Características do processo legislativo relativo ao PPA e LDO, processo de emendas ao PPA e a LDO, emendas impositivas e aprovação, sanção, vetos ao PPA e LDO.

INSTRUTORA: ADRIANA FANTINEL - Contadora, Professora,  Consultora Contábil junto as Comissões de Orçamento e Finanças (COF), e Instrutora de Cursos e Palestras,  Mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Chile (UCHILE), Especialista em “Auditoria e Perícia” e “Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais”,  Licenciada para a capacitação em Demonstrativos Fiscais – Planejamento e Orçamento, RREO e RGF pela Escola de Administração Fazendária (ESAF/STN/CFC), atuando a mais de 18 anos nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, e co-autora do livro O PLANO PLURIANUAL NOS MUNICÍPIOS (2017).

 

INVESTIMENTO:   Pagamento até o final do treinamento;

01 Inscrição R$ 1.550,00

02 Inscrição por Município R$ 1.450,00 cada  

03 Inscrição por município R$ 1.350,00 cada

05 Inscrição por Município R$  1.250,00 cada

 

PAGAMENTO MEDIANTE: Transferência Bancária para Agência 0951-2 Conta Corrente nº 71116-0 – Banco do Brasil S/A em nome de R P DE SOUZA CURSOS-ME, ou Pix: 28.303.312/0001-93, favor enviar o comprovante de pagamento pelo whatsapp: 66- 69 99936-4985, 99907-7696.

 

EMPRESA

DADOS PARA O EMPENHO: R P DE SOUZA CURSOS-ME, Localizado na Rua Antônio Oliveira Meronho, 217- Sala A – Bairro São Bernardo – Ji-Paraná/RO – CEP 76.907-364 – Portador do CNPJ: 28.303.312/0001-93

 

METODOLOGIA DO TREINAMENTO: Presencial com exposição teórica interativa com recursos dinâmicos e atividades práticas.

 

A inscrição deverá ser feita com antecedência mínima de 02 dias pelo site: www.grupoincap.com.br , para Confirmação da inscrição favor enviar o empenho  por E-mail: incap2010@hotmail.com ou pelo Fone/Watts (69) 99936-4985 – 99907-7696

 

IMPORTANTE:  A justificativa legal para contratação dos treinamentos e aperfeiçoamento de pessoal pode ser verificada no Art. 74, inciso III, alínea "f", Lei 14.133/21, (ESTATAIS art. 30, inciso II, alínea "f", da Lei 13.303/2016), por se tratar de serviços técnicos especializados e pela notória especialização da empresa e do professor indicado para ministrar o curso, conforme currículo e atestados de experiências anteriores.