LOCAL: GALERIA INCAP – CACOAL - RO
CRONOGRAMA D0 TREINAMENTO 16 HORAS/AULA
DIA: 16/06/2025 DAS 13H3OMIN ÀS 17H30MIN DIA: 17/06/2025 DAS 8 HORAS ÀS 12 HORAS DIA: 17/06/2025 DAS 13H30MIN ÀS 17H30MIN DIA: 18/06/2025 DAS 8HORAS ÀS 12 HORAS |
COFFE BREAK DAS 15H30MIN ÀS 15H45MIN COFFE BREAK DAS 10HS ÀS 10h15MIN- ALMOÇO: 12 HORAS ÀS 13H30MIN - COFFE BREAK DAS 15H30MIN ÀS 15H45MIN COFFE BREAK DAS 10HS ÀS 10h15MIN |
INCLUSO NA PROPOSTA: Apostila em PDF, Caneta e bloco de rascunho, certificado com participação de 75% nas aulas - CORTESIA: 04 Coffe Break, Garrafa térmica para água.
OBJETIVO:
Capacitar servidores públicos municipais para implementar, planejar e executar as atividades de controle interno com base na legislação vigente, promovendo práticas de auditoria eficazes e assegurando o bom uso dos recursos públicos no ciclo da execução orçamentária.
v Compreender os fundamentos legais e operacionais do controle interno municipal.
v Elaborar planos anuais de controle e auditoria com base em macroprocessos e riscos.
v Aplicar técnicas de auditoria em áreas críticas da administração pública.
v Promover a normatização interna e o monitoramento da execução orçamentária.
v Desenvolver práticas preventivas e corretivas baseadas em achados e indicadores.
PÚBLICO – ALVO:
Servidores públicos e técnicos que atuem ou venham a atuar em Unidades de Controle Interno, Auditoria ou Controladoria, Contadores e Técnicos em Contabilidade dos Poderes Executivo, Legislativo e controles internos das entidades da administração indireta, e demais pessoas interessadas pelo tema.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: CONCEITO, OBRIGAÇÕES E FUNDAMENTOS LEGAIS 1.1. O QUE É CONTROLE INTERNO? 1.2. BASE LEGAL E OBRIGATORIEDADE NOS MUNICÍPIOS 1.3. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 1.4. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000) 1.5. LEI Nº 14.133/2021 (NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS) 1.6. PAPEL DO CONTROLADOR INTERNO E DA CONTROLADORIA MUNICIPAL 1.7. DIFERENÇA ENTRE CONTROLE INTERNO, AUDITORIA, OUVIDORIA E CORREGEDORIA 1.8. DIFERENÇA ENTRE CONTROLE INTERNO, EXTERNO E SOCIAL 2. PLANEJAMENTO DO CONTROLE INTERNO: COMO ORGANIZAR A ATUAÇÃO 2.1. PLANO ANUAL DE CONTROLE INTERNO (PACI): CONCEITO, ESTRUTURA E FUNÇÃO 2.1.1. CONCEITO 2.1.2. ESTRUTURA SUGERIDA DO PACI 2.1.3. FUNÇÃO 2.2. ELABORAÇÃO DE NORMAS INTERNAS: INSTRUÇÕES, ROTINAS E MANUAIS 2.2.1. TIPOS DE DOCUMENTOS INTERNOS 2.3. INTERFACE COM O PLANO PLURIANUAL, LDO E LOA 2.4. INTEGRAÇÃO PRÁTICA 3. O PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA (PAAI) 3.1. ESTRUTURAÇÃO DO PLANO: OBJETIVOS, MACROPROCESSOS E ÁREAS DE RISCO 3.1.1. OBJETIVO DO PAAI 3.2. PAPÉIS DE TRABALHO, CRONOGRAMA, RECURSOS E METODOLOGIA 3.2.1. PAPÉIS DE TRABALHO 3.2.2. OS PAPÉIS DE TRABALHO DEVEM CONTER: 3.2.3. CRONOGRAMA 3.2.4. RECURSOS 3.2.5. METODOLOGIA 3.3. RELACIONAMENTO ENTRE O PAAI E O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL 3.4. MODELO DE PAAI SIMPLIFICADO (ESTRUTURA EM FORMATO DE TABELA) 3.5. EXEMPLO DE MATRIZ DE RISCO PARA PLANEJAMENTO DA AUDITORIA |
3.6. CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA (EXEMPLO PARA LICITAÇÕES) 3.7. QUADRO-RESUMO DAS ETAPAS DO PAAI 4. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SOB A ÓTICA DO CONTROLE INTERNO 4.1. LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) 4.2. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) 4.3. CONTROLE DE DESPESAS E RECEITAS PÚBLICAS 4.3.1. RECEITAS PÚBLICAS 4.3.2. DESPESAS PÚBLICAS 4.4. UNIDADES GESTORAS, RESPONSABILIDADE FISCAL E LIMITES CONSTITUCIONAIS 4.5. PAPEL DO CONTROLE INTERNO NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 4.6. MODELO DE ROTEIRO DE AUDITORIA DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 4.7. MAPA-RESUMO DE CONTROLES POR FASE DA DESPESA 4.8. QUADRO COMPARATIVO ENTRE INSTRUMENTOS DO CICLO ORÇAMENTÁRIO 4.9. MODELO DE ROTEIRO DE AUDITORIA DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 4.10. MAPA-RESUMO DE CONTROLES POR FASE DA DESPESA 4.11. QUADRO COMPARATIVO ENTRE INSTRUMENTOS DO CICLO ORÇAMENTÁRIO 5. AUDITORIA PÚBLICA MUNICIPAL: CONTÁBIL, ORÇAMENTÁRIA E OPERACIONAL 5.1. TIPOS DE AUDITORIA E SEUS OBJETIVOS 5.2. COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE DE RESULTADOS 5.2.1. FORMAS DE COMUNICAÇÃO: 5.3. CONTROLE SOBRE CONVÊNIOS, CONTRATOS, PATRIMÔNIO E TESOURARIA 5.4. RISCOS E CONTROLES NOS SETORES: SAÚDE, EDUCAÇÃO, OBRAS E ASSISTÊNCIA 5.5. CONTROLE NA TRANSPARÊNCIA DOS DADOS 5.6. RELATÓRIO DE AUDITORIA OPERACIONAL Nº ___/20XX 5.7. CHECKLIST DE AUDITORIA POR SETOR 5.8. QUADRO DE ACHADOS E RECOMENDAÇÕES COM PLANO DE AÇÃO 6. ESTUDO DE CASO E PRÁTICA APLICADA |
PROFESSORA: ADRIANA FANTINEL - Contadora; Mestranda em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT);Especialização em Auditoria e Perícia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);Especialização em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Licenciada para a capacitação em Demonstrativos Fiscais - Planejamento e Orçamento, RREO e RGF pela Escola de Administração Fazendária (ESAF/STN/CFC); Professora de Graduação e Pós-Graduação; Consultora Contábil e de Gestão Pública; Instrutora de Cursos e Palestras em nível nacional; Atua há mais de 19 anos nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Planejamento Governamental, Orçamento Público, SIAFIC, Transparência Pública, Auditoria, Controles Internos, e Coautora do livro O Plano Plurianual nos Municípios (2017). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1073597412772463
INVESTIMENTO: Pagamento Até o encerramento do execeircicio
01 Inscrição R$ 1.500,00
02 Inscrição por Município R$ 1.400,00 cada
03 Inscrição por município R$ 1.300,00 cada
05 Inscrição por Município R$ 1.200,00 cada
PAGAMENTO MEDIANTE: Transferência Bancária para Agência 0951-2 Conta Corrente nº 71.116-0 – Banco do Brasil S/A em nome de R P DE SOUZA CURSOS-ME, ou Pix: 28.303.312/0001-93, favor enviar o comprovante de pagamento pelo whatsapp: 69 99936-4985, 99907-7696.
EMPRESA : DADOS PARA O EMPENHO: R P DE SOUZA CURSOS-ME, Localizado na Rua Antônio Oliveira Meronho, 217- Sala A – Bairro São Bernardo – Ji-Paraná/RO – CEP 76.907-364 – Portador do CNPJ: 28.303.312/0001-93.
METODOLOGIA DO TREINAMENTO: Presencial com exposição teórica interativa com recursos dinâmicos e atividades práticas.
A inscrição deverá ser feita com antecedência mínima de 02 dias pelo site: www.grupoincap.com.br , para Confirmação da inscrição favor enviar o empenho por E-mail: incap2010@hotmail.com ou pelo Fone/Watts 0xx69- 99936-4985 – 99907-7696
IMPORTANTE: A justificativa legal para contratação dos treinamentos e aperfeiçoamento de pessoal pode ser verificada no Art. 74, inciso III, alínea "f", Lei 14.133/21, (ESTATAIS art. 30, inciso II, alínea "f", da Lei 13.303/2016), por se tratar de serviços técnicos especializados e pela notória especialização da empresa e do professor indicado para ministrar o curso, conforme currículo e atestados de experiências anteriores.