LOCAL: GALERIA INCAP - Rua Antonio Deodato Durce, nº 1266, Sala 01- Segundo andar - Bairro Centro, Município de Cacoal/RO
CRONOGRAMA D0 TREINAMENTO 12 HORAS/AULA
DIA: 23/06/2025 DAS 14 HORAS ÀS 17H15 DIA: 24/06/2025 DAS 8 HORAS ÀS 11 HORAS DIA: 24/06/2025 DAS 13 HORAS ÀS 16 HORAS DIA: 25/06/2025 DAS 8 HORAS ÀS 11 HORAS |
COFFE BREAK: DAS 16 HORAS ÀS 16H15 COFFE BREAK: DAS 10 HORAS ÀS 10H15 COFFE BREAK: DAS 15 HORAS AS 15H15 COFFE BREAK: DAS 10 HORAS ÀS 10H15 |
ALMOÇO: DAS 11 HORAS ÀS 13 HORAS
INCLUSO NA PROPOSTA: Apostila em PDF, Caneta e bloco de rascunho, certificado com participação de 75% nas aulas CORTESIA: 04 Coffe Break, Garrafa térmica para água.
OBJETIVO:
Capacitar gestores e servidores públicos quanto à correta operacionalização da fiscalização contratual, abordando os aspectos legais, técnicos e administrativos, com foco na responsabilidade funcional no acompanhamento e controle da execução dos contratos administrativos, especialmente nas áreas de obras, serviços, fornecimentos e locações.
PÚBLICO – ALVO:
Servidores e agentes públicos da Câmara Municipal que atuam direta ou indiretamente com contratações públicas, especialmente:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução: Conceito de Fiscal de Contrato, Importância do Fiscal de Contrato no Processo de Licitação, Objetivos da Fiscalização de Contratos Administrativos e Papel do Fiscal na Garantia da Legalidade e Eficiência.
2. Estrutura do Processo de Licitação: Etapas do Processo Licitatório, Preparação do Termo de Referência e Projeto Básico, Modalidades de Licitação e suas Aplicações e Análise da Documentação de Habilitação e Proposta
3. Atribuições do Fiscal de Contrato: Acompanhamento da Execução Contratual, Verificação de Conformidade com o Edital e o Termo de Referência, Fiscalização de Prazos e Entregas, Controle de Qualidade e Quantidade dos Produtos ou Serviços Fornecidos e Monitoramento de Cumprimento de Obrigações Fiscais e Trabalhistas pelo Fornecedor.
4. Ferramentas e Técnicas de Fiscalização: Relatórios de Acompanhamento da Execução Contratual, Registro e Controle de Documentação (Notas Fiscais, Termos de Recebimento etc.), Sistema de Gestão de Contratos e Ferramentas Tecnológicas e Auditorias e Inspeções Regulares
5. Acompanhamento de Modificações Contratuais: Análise de Aditivos Contratuais, Justificativas para Alteração de Prazos, Valores ou Objeto, Procedimentos de Aprovação de Modificações e Acompanhamento da Execução após Alterações Contratuais
6. Controle de Conformidade e Penalidades: Identificação de Não Conformidades, Aplicação de Advertências e Multas, Rescisão Contratual por Descumprimento, Responsabilidade do Fiscal na Proposição de Sanções e Suspensão ou Inidoneidade do Fornecedor.
7. Gestão de Contratos em Caso de Emergência ou Calamidade: A Fiscalização de Contratos em Situações Emergenciais, Regulamentação para Contratações em Situações de Urgência e Emergência e Exigências Legais e Procedimentais para Compras de Emergência
8. Aspectos Legais e Regulatórios: Principais Legislações sobre Licitações e Contratos Administrativos, A Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), Normas Complementares e Regulatórias e Responsabilidades Legais do Fiscal de Contrato
9. Práticas e Procedimentos de Fiscalização: Metodologia de Acompanhamento e Inspeção, Elaboração de Relatórios Técnicos, Comunicação Formal de Irregularidades e Procedimentos para Suspensão ou Cancelamento de Contrato.
10. Encerramento do Contrato: Verificação de Conclusão da Execução, Procedimentos para Recebimento Definitivo dos Serviços ou Produtos, Elaboração do Termo de Recebimento Final e Pós-Contratação (Auditorias e Análises de Desempenho)
11. Exemplos Práticos e Estudos de Caso: Exemplos de Fiscalização em Contratos de Aquisição de Medicamentos, Estudo de Caso: Fiscalização de Obra Pública, Casos de Aplicação de Penalidades e Rescisão Contratual e Exemplos de Boa Prática na Gestão de Contratos Administrativos
12. Conclusão: Importância do Fiscal de Contrato para a Administração Pública, Desafios e Oportunidades no Exercício da Função de Fiscal e Melhoria Contínua na Fiscalização e Gestão de Contratos Públicos
INSTRUTOR: LUIZ ANDRÉ DOS SANTOS
Advogado, Consultor, Professor e Palestrante, atuante no Direito Público Municipal, com ênfase no Direito Administrativo, Direito Legislativo e Direito Eleitoral. Graduado em: Matemática / UFMT; Administração Pública / UFMT/UAB; e Direito / UNIC/MT. MBA em: Licitações à luz da Lei nº 14.133, de 2021; Redação Oficial no Município; e em Agente de Contratação e Pregoeiro Público à luz da Lei nº 14.133, de 2021. Especialista em Gestão Pública Municipal; Direito Administrativo; Direito Legislativo; Controle de Constitucionalidade; Direito Eleitoral; Planejamento Educacional; Direito Penal; Direito Penal e Processual Penal; Direito Processual Civil; e Direito de Família e Sucessões. Servidor de carreira da Câmara Municipal de Pedra Preta/MT, desde 1993, ocupou vários cargos: tais como Analista Legislativo, Assessor Administrativo da Presidência e atual de Secretário Legislativo e de Administração da Câmara Municipal de Pedra Preta/MT Coautor do capítulo 17 (Hermenêutica Principiológica Constitucional como Diretriz para um Julgamento Político Justo) do livro “Reflexões sobre uma Nova Hermenêutica Constitucional – leis, valores e sociedade. (Vox Littera – 2022).
INVESTIMENTO: Pagamento Até o encerramento do execeircicio
01 Inscrição R$ 1.500,00
02 Inscrição por Município R$ 1.400,00 por participante
03 Inscrição por município R$ 1.300,00 por participante
05 Inscrição por Município R$ 1.200,00 por participante
PAGAMENTO MEDIANTE: Transferência Bancária para Agência 0951-2 Conta Corrente nº 71.116-0 – Banco do Brasil S/A em nome de R P DE SOUZA CURSOS-ME, ou Pix: 28.303.312/0001-93, favor enviar o comprovante de pagamento pelo whatsapp: 69 99936-4985, 99907-7696.
EMPRESA
DADOS PARA O EMPENHO: R P DE SOUZA CURSOS-ME, Localizado na Rua Antônio Oliveira Meronho, 217- Sala A – Bairro São Bernardo – Ji-Paraná/RO – CEP 76.907-364 – Portador do CNPJ: 28.303.312/0001-93.
METODOLOGIA DO TREINAMENTO: Presencial com exposição teórica interativa com recursos dinâmicos e atividades práticas.
A inscrição deverá ser feita com antecedência mínima de 02 dias pelo site: www.grupoincap.com.br , para Confirmação da inscrição favor enviar o empenho por E-mail: incap2010@hotmail.com ou pelo Fone/Watts 0xx69- 99936-4985 – 99907-7696
IMPORTANTE: A justificativa legal para contratação dos treinamentos e aperfeiçoamento de pessoal pode ser verificada no Art. 74, inciso III, alínea "f", Lei 14.133/21, (ESTATAIS art. 30, inciso II, alínea "f", da Lei 13.303/2016), por se tratar de serviços técnicos especializados e pela notória especialização da empresa e do professor indicado para ministrar o curso, conforme currículo e atestados de experiências anteriores.